Em meio a preocupação com coronavírus e a contaminação a nível mundial, o volume de vendas de veículos cairá inevitavelmente. À medida em que o vírus ganha força em todo o mundo, surgem as dúvidas do que isso pode significar para os revendedores.

Mesmo antes do surgimento do Covid-19, um dos maiores riscos enfrentados pelos revendedores de automóveis era a sua capacidade – ou incapacidade – de realizar negociações online. A falta de tecnologia, processos e insistência (ou esperança ) que os compradores continuarão entrando pela porta da frente abriu caminho para que marcas como Volanty ou Carflix recebam milhões de reais de investimento de risco. Assim, contribuindo para que eles se posicionem como inovadores no mercado, oferecendo uma experiência de compra excepcional aos consumidores.

O lado digital da crise

Com o Corona Vírus reduzindo as vendas em todo o varejo no Brasil, vejamos o lado realista: todos – mercados, restaurantes, padarias, açougues –  estão sendo forçados a melhorarem sua presença online.

Com a declaração da pandemia mundial, provavelmente as concessionárias e revendas de todo o mundo sofrerão um impacto semelhante ao que a China experimentou em fevereiro. Observamos uma queda estimada de 75% nas vendas de veículos novos nos próximos 30 a 60 dias, com quedas comparáveis ​​nas vendas usadas e provavelmente maior em peças e serviços.

Quais ações você já implementou no seu negócio?

Não se trata apenas de atender os clientes pelo whatsapp, e sim, de ações concretas que possam acelerar as negociações sem depender da presença física do cliente em sua loja:

  • Sua concessionária possui um processo pelo qual você avalia o carro de um cliente remotamente?
  • Qual porcentagem da transação um cliente pode concluir sem entrar na concessionária? 10% ou 95%? Como essa porcentagem varia na venda de um veículo 0km em comparação com a venda de um seminovo?
  • O mesmo vale para serviços de manutenção: o carro de um cliente pode ser retirado ou pré-avaliado remotamente?

Esses são alguns pontos importantes a serem analisados e implementados na sua empresa, o mais rápido possível. Em tempos de crise cada minuto é precioso! Não se trata apenas do engajamento em mídias sociais ou das ações de marketing digital, mas de finalizar a venda sem que o cliente saia de casa.

A mudança vem de dentro e a maneira como você vê e posiciona sua loja para se adaptar ao ambiente em mudança determinará se sua concessionária sobreviverá às ameaças e interrupções que virão.


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