A crise do COVID-19 trouxe para o mercado automotivo mundial muitos desafios. Com as concessionárias e lojas de portas fechadas, as marcas tiveram que se adaptar ás novas mudanças, o que inclui, também, o comportamento do consumidor. Mas, como migrar a venda da loja para o site? Quais ferramentas e processos utilizar?  Confira as dicas da BIP.

Botões de contato no site

A primeira mudança que você deve fazer no seu site é : atualizar os destaques e botões de captação de contatos – chamados “Call to Actions”. Ou seja, se a sua loja/concessionária está de portas fechadas, não faz sentido comunicar um “Feirão Fecha Meta” ou eventos promocionais que faziam parte da rotina da loja. 

Com o serviço 100% online, você pode incluir botões como “Iniciar compra online” ou “Agende um atendimento online”. Atualize o seu site conforme as ações que a sua marca pode oferecer ao cliente no momento. O importante é mostrar ao cliente que o seu negócio continua funcionando e que ele terá o mesmo atendimento personalizado, mesmo com as lojas físicas fechadas.

Avaliação do usado

As avaliações de troca sempre foram uma parte importante do o processo de compra. Afinal, 75% das vendas incluem um usado como parte de pagamento.  Diante da atual crise, onde menos pessoas estão dispostas a sair de casa para avaliar o usado, é mais importante do que nunca oferecer aos clientes uma pré-avaliação do usado digital.

Com esta ferramenta disponível no site você recebe os dados do cliente e do veículo, com informações de quilometragem, mecânica, pneus e até fotos do veículo. A partir desses dados, a ferramenta informa ao seu cliente uma estimativa de valor com base em informações de mercado, isso ajuda muito na hora de argumentar e negociar o valor do usado do cliente!

Financiamento

Imagine o seguinte cenário: você trouxe o cliente até à loja, avaliou e negociou o usado na troca, fez test-drive do carro, negociou entrada, bonus e brindes. O negócio está fechado, mas ainda falta aprovar o crédito! E em 30% dos casos, é nesse “detalhe” que a venda se perde.

Oferecer no seu site e no início do atendimento digital uma ferramenta de crédito online, permite saber se o lead tem crédito pré-aprovado e capturar a ficha cadastral completa para submeter a proposta de financiamento antes mesmo dele ir até a loja. Algumas concessionárias tentam fazer isso por telefone, porém sabemos que muitos têm receio de informar dados pessoais (CPF, RG, Renda) por telefone.

Outro benefício é oferecer ao cliente uma calculadora de entrada e parcelas/prazo REAL, muito próximo das condições que ele vai encontrar na loja, o que permite planejar antecipadamente a forma, valor e prazo de pagamento. Isso é muito mais profissional do que um simulador que informa parcelas e valores de entrada iguais para todo o mundo, não é?

Reserva online


Você fez toda a negociação online com o cliente, a venda está acordada, mas a sua loja/concessionária está de portas fechadas. Se a entrega do carro no domicílio no cliente não é uma opção imediata, coloque a opção de reserva em seu site.

Com isso os clientes podem reservar o carro através de um depósito e concluir a negociação assim que possível. Você decide qual o valor e por quanto tempo seu negócio pode reter o carro.

Oferecer a opção de reservar um carro que já está disponível na sua loja, dará aos clientes a tranquilidade de que eles não perderão o veículo específico que decidiram comprar.

Negociação online

Nas dicas anteriores já falamos da importância da avaliação online e dos valores de entrada e parcelamento, informados de acordo com os parâmetros de rentabilidade da sua loja. Com esses dados em mãos, seu cliente está pronto para desenhar a estrutura da negociação: escolha do valor de parcela, acessórios, garantia estendida, e cada etapa que ele avança nesse desenho equivale a um “Concordo” que o encaminha para construir o formato final da compra.

Uma vez que o seu cliente constrói toda a negociação sem sair de casa, mostra a ele quanto o seu negócio está disponível em atender suas reais necessidades, além do atendimento personalizado.

Conheça o seu cliente

Aqui na BIP nós sempre dizemos aos nossos clientes, a diferença entre um lead ruim e um lead quente é a quantidade de informação que você tem dele. Então, invista em ferramentas que lhe permitem ter mais informação do cliente para deixar sua equipe de vendedores entusiasmada com a possibilidade de um atendimento mais direcionado.

Você já conhece algumas práticas e ferramentas que irão lhe ajudar a realizar, pelo menos, parte da negociação online, o que falta para você começar a implementar as nossas dicas no seu negócio? Com as concessionárias e lojas de portas fechadas e o consumidor online, a hora é agora! Agende uma consulta grátis com os nossos especialistas e saiba como sua loja pode trazer os melhores resultados nas vendas digitais 📈

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