Investir em mídia paga como Facebook, Instagram, Youtube e Google Ads já não é mais apenas uma alternativa para o marketing digital do mercado automotivo, mas uma das principais estratégias. Porém, num mercado tão dinâmico, onde os estoques se movimentam diariamente, captar o lead no momento certo com a mensagem certa, é um desafio enorme. 

Por conta disso, muitas revendas e concessionárias fazem campanhas mais genéricas, focadas no institucional ou em condições comerciais válidas para todo o estoque. A longo prazo isso funciona, mas para resultados imediatos, a melhor estratégia são as campanhas focadas em cada veículo. 

A verdade é: o que importa em primeiro lugar é o CARRO, e depois vem o vendedor e loja!

Para garantir que o investimento em marketing não é jogado fora, é preciso ter estratégias que “cerquem” os potenciais clientes . A seguir,  trazemos três estratégias que nossa equipe de Otimização de Campanhas usa diariamente e geram os melhores resultados:

 1.    REMARKETING

Vemos muitas lojas e vendedores investindo pesado em marketing, mas sempre atingindo novos clientes e nunca pensando em como aproveitar aqueles que já tiveram contato com o produto.

A frase que melhor explica o remarketing é: “É mais barato trazer de volta alguém que já teve contato com sua marca, do que trazer um cliente novo”.

Você já deve ter ouvido essa palavra, em resumo, remarketing (também conhecido como retargeting) é criar campanhas  direcionadas para os usuários que já visitaram seu site em algum momento. Parece mágico, não é? Entretanto, poucos vendedores têm resultado, por 2 motivos:

  • É preciso fazer uma implementação técnica no site para funcionar;  
  • Aqueles que estão fazendo,  enviam mensagens genéricas que não estão diretamente relacionadas com o que o cliente fez no site. Ex: o cliente viu um carro específico e na sequência vê uma campanha institucional da loja

A estratégia de remarketing vencedora é mostrar o automóvel que a pessoa viu antes no seu site, ou seja, o anúncio “persegue” ela por vários dias e em diversos sites que ela visita, de forma a trazê-la de volta para página do veículo.

2.    PERFIL SEMELHANTE

            Outra estratégia matadora para gerar mais leads com menos investimento é o perfil semelhante ou lookalike. Aqui a lógica é: se as pessoas que buscam um Toyota Corolla têm um determinado perfil – demográfico, interesses, etc – então se eu fizer uma campanha para pessoas com esse mesmo perfil, as chances de resultado são muito maiores. 

            Vemos muitos vendedores quebrando a cabeça para definir públicos-alvo super-hiper-segmentados – nada contra, mas nenhum humano vai conseguir vencer a inteligência dos algoritmos. Por isso a dica é: Implemente e configure os “sinais” certos – pessoas que geraram lead em veículos em até R$ 30.000,00 – e os algoritmos das plataformas vão trabalhar e buscar o cliente mais engajado para os carros nessa faixa de preço. 

Em resumo, alimente a máquina com os sinais certos e deixe os algoritmos descobrirem o melhor público.

DICA BÔNUS – ANUNCIAR VÁRIOS VEÍCULOS AO MESMO TEMPO

            Implementar e configurar as estratégias para uma campanha acima não é nenhum bicho-papão, mas já imaginou fazer isso  para todos os veículos do seu estoque? O ideal é automatizar a criação e gestão das campanhas, sincronizando o estoque do seu site com as plataformas de mídia como Facebook, Instagram e Google.

            Com a automatização e as segmentações acima , você vai garantir resultados sem o esforço de ficar gerenciando diariamente cada campanha.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *