Já parou para pensar quanto tempo leva entre a geração de um lead e a conclusão do negócio? Como em toda a decisão de compra, várias condições precisam estar reunidas para o cliente tomar a decisão, mas, com um consumidor cada vez mais conectado, não é segredo para ninguém que  o cliente vai pelo caminho mais rápido e fácil!

Um cliente não gera um lead por mágica, acidente ou para dar trabalho, – apesar de alguns vendedores pensarem isso – ela gera porque quer uma resposta a uma dúvida. Se o cliente clicou em seu anúncio e gerou um lead, além de estar interessado no veículo, antes de mais nada, ele busca respostas.

Quais as principais dúvidas na cabeça do seu cliente?

  • O carro ainda está disponível para venda?  – Especialmente no caso de seminovos.
  • Tenho um carro para dar na troca e quero saber quanto ele vale.
  • Quero financiar, mas quanto tenho que dar de entrada? Quanto será minha parcela?

Quantas vezes você já não teve que responder essas perguntas a um cliente interessado no seu veículo? Dá para dizer que mais de 80% delas são sobre estes assuntos. E se você recebe leads com outro tipo de dúvidas,  provavelmente, precisa rever as informações dos seus anúncios : não podem faltar fotos, opcionais, quilometragem e outros dados básicos – caso contrário você está deixando o processo ainda mais longo.

Se seu site não oferece caminhos para o cliente ter as respostas para estas perguntas na hora, certamente você está perdendo oportunidades. Afinal, é muito mais fácil negociar com o cliente que já sabe o que ele quer, do que ter que convencê-lo na hora da compra, e com isso atrasar uma decisão, não é mesmo? (quem nunca escutou o famoso, “vou pensar”, “vou falar com a esposa/marido”)

Muitos vendedores preferem o Whatsapp como forma de contato com seus clientes, mas é preciso entender que, em grande parte dos casos, ele ainda não “está afim” de falar com você – e não significa que ele seja um lead frio por isso –  o cliente só precisa ter a resposta à pergunta que tem naquele momento para poder evoluir na decisão de compra.

Parece um sonho falar com o cliente só no momento da negociação final da compra, né? Mas é cada vez mais comum! Tenha no seu site ferramentas de simulação de crédito e avaliação de usado na troca, seu cliente vai agradecer pela transparência, rapidez na resposta e você vai receber leads mais qualificados para atender.


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2 Responses

  1. Mas, o que voce faz quando recebe um sonoro “nao” do seu cliente e a venda parece perdida? Desiste? Deixa para uma proxima oportunidade? Forca mais um pouco para ver se o cliente fecha a compra? A resposta e: depende do cliente.

    • Oi Ana! Obrigado pelo seu comentário! Depende do motivo do “não” também…mas no mínimo esse cliente vira uma oportunidade de relacionamento futuro, e nem todos os vendedores têm a disciplina de manter uma rotina de follow-up com os leads do passado.

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