Quem está no mercado automotivo há muitos anos sabe que converter uma venda, não muito tempo atrás, era um processo longo. O cliente via o anúncio nos classificados, fazia algumas visitas à loja, test-drive, negociava o usado, esperava pela aprovação de crédito dentre outras etapas até chegar ao objetivo final: a venda. 

Com a popularização da internet, o setor automotivo evoluiu e muito! Os classificados dos jornais impressos evoluíram para grandes portais como OLX, Webmotors, iCarros e Mercado Livre.

Hoje em dia, estamos numa nova fase do mercado, onde os vendedores de carros estão usando o poder do marketing digital para gerar leads usando seu próprio site e marca.

Mas afinal? Quais os riscos de depender exclusivamente dos leads de portais?

Competição pelo mesmo cliente

Sabe aquele carro que você investiu, preparou e deixou pronto para vender com uma margem bacana? Quando um cliente pesquisar por esse modelo num portal, ele vai aparecer logo abaixo  de 3 lojas suas concorrentes e 2 particulares com carros do mesmo modelo. E provavelmente esse cliente vai enviar um lead para todos eles. Ou seja, você vai pagar por um lead “dividido” com outros vendedores.

Sem garantia de resultado

Todos os portais oferecem pacotes de destaque, estrelas, etc. Mas nenhum deles consegue garantir uma quantidade de propostas, simplesmente porque não tem como adivinhar a demanda ativa de clientes em um modelo específico. 

Audiência em queda

O gráfico abaixo mostra a busca no Google pelos 2 principais portais do mercado. Com as redes sociais cada vez mais preenchendo o tempo online de todo o mundo, os clientes passaram a visitar cada vez menos os sites especializados para buscar seu próximo veículo. Com menos procura, o custo por lead dos portais só tende a aumentar!

Seu veículo só aparece para quem está ativamente buscando por ele

Seja sincero, você conhece alguém que entrou num portal para “ver o que tinha lá”? Em 99% dos casos os clientes que visitam portais estão ativamente buscando um ou dois modelos específicos. Então se você não tem esse modelo, você acaba pagando por um cliente que nunca vai chegar até você.

Então, qual o caminho para  anunciar os meus veículos?

Como em tudo na vida, não existe uma única solução mágica. Portais são ótimos investimentos para seu veículo ser achado pelos clientes. Na maioria das vezes, o plano básico entrega um ótimo custo-benefício, mas vale sempre saber qual está dando mais retorno.

Agora, porque os vendedores de carros que estão levando as vendas para outro patamar têm como principal estratégia o marketing digital?  A resposta é: para estar aonde o cliente estiver! Hoje, existem inúmeras tecnologias que facilitam todo o processo. A verdade é que você não precisa saber qual o melhor lugar para encontrar o seu cliente, pois os anúncios, por meio da tecnologia, vão até ele.

Quer saber quais mídias sociais e tipos de campanha são usados por vendedores e lojas de carros? Baixe nosso ebook de introdução ao marketing digital para vendedores de carros, é grátis!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *