Não é segredo para ninguém que o varejo automotivo está caminhando a passos largos para o digital, todos os processos, seja na pesquisa pelo carro, negociação e, em muitos casos, até o fechamento da venda sem contato físico com o vendedor online. 

Para lojas, concessionárias,montadoras, e todos os que trabalham nesse mercado – vendedores, gestores, consultores e donos – o mesmo desafio de qualquer negócio centenário: como fazer essa transição do físico para o digital? 

Em quais áreas você pode e deve apostar na digitalização do seu negócio de vendas de veículos?

Para ajudar nas respostas, criamos o 1º mapa de tecnologia de marketing e vendas do mercado brasileiro. Nele você vai encontrar as principais empresas de tecnologia separadas por área de atuação e solução. O mercado está cada vez mais se profissionalizando e existem empresas especializadas em resolver problemas específicos usando a tecnologia.

Gestão – ferramentas resolvem problemas “da porta para dentro” do seu negócio.

  • CRM: Software que faz a gestão dos clientes e potenciais clientes. Armazena todos os dados pessoais e histórico de negociação.
  • DMS: Dealer Management System – é usado para gerenciar o estoque de veículos, fazer toda a gestão financeira, informações do cliente, relatórios de crédito, etc.
  • F&I: Ferramentas que auxiliam na gestão do financiamento, desde a análise até à contratação do crédito.
  • Repasse: Sistemas que conectam Concessionárias e Locadoras – que oferecem veículos usados a preços de atacado – a Revendas Multimarcas – que compram esses veículos para seu estoque para revenda ao consumidor final.

Marketing – Como fazer anúncios e atrair compradores

  • Classificados: Os pioneiros do mercado quando se trata de marketing automotivo. 
  • Website: Negócio presença online, é o mesmo que dizer que o negócio  não existe? Hoje, os websites são tão ou mais importantes que uma loja física. Estas empresas desenvolvem sites com recursos específicos para o mercado automotivo.
  • Automação: Empresas, como a BIP, que são especializadas em automação de marketing e processos de venda, de forma a diminuir a quantidade de tarefas manuais e extrair o máximo aproveitamento de cada lead gerado.
  • Ecommerce: A evolução natural na forma de comprar carros. Não basta mais ter um site, o consumidor pede uma compra digital. Sem dúvidas, a maior inovação do mercado nos últimos 10 anos.

Consumidor – Serviços voltados para o cliente final

  • Carro por assinatura: Empresas que exploram um novo modelo de negócio e a mudança nos hábitos de consumo e posse de veículos.
  • Avaliação de usados: Empresas de precificação de veículos usados. O consumidor pede cada vez mais transparência. E com o avanço da tecnologia, surgem novos players no mercado com dados e ferramentas para chegar em preços próximos aos de avaliações presenciais.
  • Marketplace: Startups que já nasceram digitais, com conhecimento, dados, processos e o investimento necessário para oferecer uma experiência que o consumidor moderno busca. As lojas do futuro!? 
  • Financeiras: Os Bancos estão cada vez mais próximos de se tornarem empresas de tecnologia. As Financeiras mais relevantes do mercado têm seus processos de análise, documentação e aprovação dos contratos de financiamento completamente online.

Com tantas opções no mundo digital especializadas no varejo automotivo, você, vendedor, dono de loja ou concessionária: o quanto que seu negócio está digital? 

Conhece alguma empresa de tecnologia que não aparece nesse mapa? Envie para nós, ou deixe o nome nos comenários, faremos a atualização semestral!

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