Historicamente, o processo de compra de um carro é complicado e demorado. Porém, já podemos dizer que isso não é uma regra nos dias atuais. Com a digitalização do mercado automotivo, o que antes era uma opção, hoje já não há para onde correr : ou você usa a tecnologia a favor do seu negócio ou vai ficar para trás. Enquanto os processos irão mudar de loja em loja, a construção de uma estratégia digital para o varejo automotivo é a mesma: 

  • Alcançar os potenciais clientes na hora certa e no lugar certo;
  • Oferecer uma experiência online em que o cliente encontre todas as informações que procura sem a necessidade de ir até a loja;
  • Atendimento excepcional.

Entregue uma mensagem personalizada desde o primeiro contato com o cliente

O primeiro passo para o sucesso do varejo automotivo no mercado online começa com o primeiro ponto de contato com o cliente: entregando a mensagem certa, no momento certo , para atraí-lo para a sua loja. Mas, como isso é possível? É aqui que entra a tecnologia!  

A combinação de dados – provenientes de plataformas de mídia e do seu próprio website, são usados para identificar quais clientes têm o maior potencial de compra, seja aqueles que visitaram o site da sua loja – leads mais quentes- como aqueles que ainda estão pensando na possibilidade de adquirir um automóvel – leads mais frios. 

Usando essas ferramentas avançadas, os seus anúncios podem ser direcionados  de forma inteligente para  compradores em potencial, encontrando onde eles estão, oferecendo uma mensagem personalizada, em vez de esperar que a mesma pessoa vá fisicamente até a sua loja.

Ofereça a experiência de compra que o seu cliente busca

Diversos estudos já provaram que os compradores estão gastando muito mais tempo comprando online – incluindo veículos. Com tanta oferta no mercado, bem ali em frente a tela do celular e do computador, quanto mais e melhores as informações que ele tem do carro, maior é a chance de escolher a sua loja.  

Assim, em vez de esperar que essa tendência se reverta- o que não vai acontecer- os vendedores de carros com visão de futuro estão descobrindo novas maneiras de fornecer as experiências de compra que seus clientes esperam. Isso vai desde a primeira busca pelo carro, passando pela decisão da compra, do fechamento até o pós venda.

Foco no atendimento personalizado

Para muitos vendedores, entrar em contato com o cliente pelo Whatsapp e estar disponível para tirar todas as suas dúvidas é sinônimo de um atendimento bom e personalizado. Entretanto, é importante levar em consideração que nem todo cliente quer ter esse contato próximo antes da decisão da compra.

Podemos afirmar que, hoje, os consumidores dão muito mais valor para marcas que tiram todas as dúvidas deles em literalmente um clique. Por isso, é importante focar nesses pontos:

  • Os seus anúncios e o seu site fornecem dados como: modelo, ano, quilometragem, cores, opção de financiamento, estoque disponível? 
  • Seu estoque é atualizado em tempo real, especialmente para veículos usados?
  • Você tem um Gestor de Leads com todas as informações sobre cada cliente da sua loja?

Embora não exista uma fórmula mágica que garanta 100% de conversão das vendas online, podemos afirmar que essas três boas práticas irão lhe trazer melhores resultados a curto e longo prazo.Aqui a mensagem é simples: use a tecnologia a seu favor! Mas não se preocupe, se você ainda não sabe em quais áreas pode e deve apostar na digitalização do seu negócio de vendas de veículos, a BIP reuniu todas elas para você.

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