Quando falamos em captação de leads automotivos talvez seja automático para você pensar nos tradicionais formulários de contato utilizados nos portais de classificados ou no seu próprio site, certo? Os formulários de contato são utilizados para captar as informações dos leads nas conversões, que entregam alguns dados de contato como moeda de troca para receber atendimento da sua loja.

Pois nós temos uma notícia ruim: este tipo de formulários está ultrapassado e não é mais efetivo para captação e muito menos para conversão em vendas. Saiba porquê:

1. Formulários de contato não geram interesse

Já reparou como virou um padrão que todas as páginas possuem um link para “Entre em contato”? Esse tipo de estratégia funcionava muito bem 10 anos atrás. Mas hoje, basta analisar as taxas de conversão baixíssimas desse tipo de formato para entender que eles são mais decorativos do que qualquer outra coisa. De tanto aparecer em todo o tipo de sites, eles já viraram até invisíveis para os consumidores.

Em tempos de whatsapp, as pessoas têm necessidade de retorno rápido: só vão preencher um formulário de contato e ficar esperando pelo retorno quando estiverem plenamente interessadas e convencidas de que aquela oportunidade é 100% viável para elas. O grande problema é que essa é a parcela mínima dos visitantes do seu site.

E muitas simplesmente não vão nem preencher, por não saberem quando o retorno virá e por entenderem que a sua loja ou concessionária em questão não preenche alguns requisitos necessários para que seja iniciado um relacionamento com ela. 

2. Formulários com excesso de perguntas têm baixa conversão

Certamente, como visitante de um site, já deve ter se deparado com um formulário de contato com várias perguntas que te fez desistir do preenchimento no meio do caminho. 

Pois os visitantes do seu site também pensam duas vezes ao fornecer informações, e calculam se preencher aquele formulário vale tanto assim. Lembre-se sempre: estamos lidando com tempo e dados, e isso são as 2 coisas mais preciosas hoje. Você sabe disso e seu potencial cliente também.

Por isso, se você fizer um formulário com muitas perguntas, a taxa de conversão irá cair, pois a ação imediata vai assustar os usuários.

3. Formulários com poucas perguntas não entregam informações importantes para o vendedor trabalhar

Você pode pensar “então, vamos fazer menos perguntas e as minhas taxas de captação de leads aumentam”. Pode até ser, mas de que serve ter apenas o nome, telefone e o carro de interesse de um lead? Essas informações básicas não ajudam o vendedor a entender a viabilidade de negócio…

Esse cliente tem um carro para dar na troca? Vai financiar? Com qual valor de entrada?

O processo para entender esse perfil de cliente, a qualificação e o tamanho da intenção de compra depois da conversão inicial é ainda mais complicado do que o convencimento do preenchimento do formulário.

4. Agora os consumidores precisam de interatividade e personalização 

Como falamos, há 10 anos estes leads de contato funcionavam. Hoje, os consumidores têm papel mais ativo do que nunca visto antes e a personalização é algo extremamente valorizada. O visitante não quer ser só mais um número, quer entender que a empresa olha para ele e que entende a necessidade que ele tem. 

O foco não é mais no vender, mas em como atender. Além disso, o consumidor não é ingênuo. Ele sabe que o objetivo dos formulários que pedem dados pessoais é gerar contatos para que um vendedor entre em ação em seguida. E muitas vezes o visitante do seu site ainda não está nem perto desse momento de decisão de compra. Muitas vezes o que ele precisa é de informação adicional sobre o carro que você tem para venda.

Por isso, soluções como formulários interativos, chatbots e atendentes virtuais hoje são muito mais atrativas do que um formulário de contato estático. Com um atendimento personalizado, mesmo que para dúvidas e interações simples, o lead tem mais chances de converter depois de solucionar as dúvidas que tem e estabelecer um diálogo com o vendedor.

É esse tipo de proposta que os sites dos nossos clientes aqui na BIP Carros conseguem receber: instalamos botões relacionados às principais perguntas do cliente na hora de pensar na negociação – avaliação de usado na troca e crédito/financiamento – captamos informações de contato e de qualificação do cliente, e retornamos respostas previamente parametrizadas pelo vendedor. 

Dessa forma aumentamos a quantidade de leads e ainda conseguimos qualificá-los antes mesmo de você entrar em contato com o cliente. Se você quiser saber mais sobre essa funcionalidade, pode testar durante 10 dias grátis nossa plataforma de marketing e vendas em seu site. E se você não tiver site, também criamos um já com os botões instalados!

Ah, é importante lembrar que você não precisa obrigatoriamente deletar seu formulários de contato atuais do seu site, mas garantimos que depois que você testar um formulário inteligente focado em geração de leads em seu site, ficará surpreso com o resultado e irá deixar os antigos formulários de lado 😄

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