Que o varejo digital veio para ficar, isso já não é mais segredo para ninguém – ou não deveria ser! A rápida digitalização mudou a jornada de compra de veículos – o que significa que vendedores, lojas e concessionárias precisam adotar novas táticas e abordagens para atrair os compradores e construir confiança.

Com o tanto de informações disponíveis logo ali na tela do celular do consumidor, as estratégias de marketing devem ser muito bem planejadas e executadas, ou seja, entender quando os clientes estão prontos para comprar e como alcançá-los hoje, determina o sucesso (e o retorno financeiro!) de um vendedor de carros.

Para criar um marketing mais direcionado e que traga resultados de sucesso para sua loja é importante entender a jornada do cliente, ou seja, qual o caminho ele percorreu desde a pesquisa pelo carro, o porquê ele entrou em contato com a sua loja, até de fato decidir comprar. Confira: 

1. A fase da pré-pesquisa

Se você acha que só é possível alcançar um cliente em potencial quando ele pesquisar por um carro, enganou-se! É possível prever quais clientes comprarão em seguida, com base nas informações de dados de compra/comportamentos do passado. E isso só é possível graças à tecnologia que automatiza esses processos, alimentados por dados, incluindo de CRM e ferramentas de gestão da sua loja. 

Ao identificar os consumidores que estão prontos para entrar novamente em sua jornada de compra, você pode intervir e envolver os clientes em potencial antes que eles comecem a fazer compras, em vez de esperar que eles descubram seu estoque por conta própria.

2. Pesquisa

Ao contrário das etapas seguintes da jornada de compra, durante a fase da pré-pesquisa e pesquisa, a maior parte da sua interação com os compradores será indireta. Aqui, é fundamental oferecer experiências digitais e monitorar como esses clientes estão interagindo com sua marca – mesmo que indiretamente. 

Você consegue identificar e fazer campanhas específicas para clientes que estão usando a ferramenta de troca e financiamento do seu site? E para clientes que estão pesquisando um tipo de veículos? Se a resposta é não, está na hora de utilizar a tecnologia a favor do seu negócio.

3. Consideração

Conforme falamos anteriormente, estabelecer confiança com seus clientes começa desde o primeiro ponto de contato. Mostre a eles exatamente porque eles devem confiar em sua loja, entregando uma mensagem que vá de acordo com as respostas às suas necessidades. 

Sem dados precisos, saber para quem comercializar pode ser uma suposição completa. Portanto, certifique-se de que seus dados fornecem insights que o ajudem a desenvolver campanhas de marketing inteligentes, personalizadas e direcionadas que o coloquem acima da concorrência.

4. Conversão

Comprar um veículo pode ser uma experiência estressante, mas se sua loja dispõe de ferramentas que automatizam os processos, a venda pode ser muito mais tranquila para ambos os lados. Com o avanço da tecnologia, a avaliação do usado, negociação de preços e análise, o envio da documentação e aprovação do financiamento podem ser feitas 100% online! 

5. Pós-venda

Depois de fechar o negócio, o relacionamento com seu cliente não acabou! Assim que o carro sai da loja, é hora de pensar em estratégias para construir a lealdade com ele. É importante ter um processo de pós-venda e criar uma rotina de contato com  seu cliente. Afinal, é muito mais barato manter um cliente do que atrair um novo lead.

Com campanhas de marketing direcionadas, você demonstra conhecimento sobre o que os clientes desejam, acompanhando-os de maneira eficaz ao longo da jornada de compra. No pós-venda, essas campanhas podem nutrir relacionamentos para apoiar a fidelidade e retenção do cliente nos próximos anos. Mas é imprescindível ter a tecnologia certa para reunir e dar sentido aos dados e, em seguida, criar estratégias para cada etapa da jornada do seu cliente.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *