Falar em marketing digital automotivo sem falar de Google Ads e Facebook Ads, não existe. Não por acaso, muitas lojas e concessionárias têm investimentos importantes nestas plataformas de marketing. 

A principal dúvida que sempre surge para quem vai investir em anúncios pagos é: em qual plataforma devo focar a minha estratégia e orçamento? A verdade é que não há uma resposta certa para essa questão, pois depende de vários fatores. A ideia deste artigo é lhe ajudar na decisão.

Antes de investir em qualquer uma das plataformas, o primeiro passo é analisar quais resultados são esperados. Embora ambas enviem muitos visitantes ao seu site, cada uma delas possui atributos e recursos exclusivos que o ajudarão a decidir onde colocar seu precioso investimento em anúncios.

Principais diferenças entre anunciar no Facebook e no Google

Apesar de não ser uma regra, em geral, o Facebook Ads é um bom canal para quem quer atingir consumidores que estão no início da jornada de compra do veículo – muitas vezes é através do seu anúncio que eles vão começar a pensar seriamente nessa ideia. Importante lembrar que quando falamos de Facebook Ads, estamos falando de campanhas que podem ser veiculadas tanto no Facebook como no Instagram.

No Google Ads, por outro lado, é mais fácil captar leads de consumidores que já decidiram qual carro comprar e estão ativamente procurando por opções desse modelo. Embora as duas plataformas ofereçam benefícios significativos para maximizar o alcance, existem algumas diferenças fundamentais que afetam o orçamento de cada uma.

Anúncios pagos no Facebook e Instagram

Anúncios em redes sociais permitem que você alcance públicos com base em localização, comportamento de navegação, interesses e dados demográficos. Além de criar campanhas para aqueles que já visitaram o seu site ou que tem um perfil parecido com o seu público-alvo. 

O Facebook também lhe dá a opção de escolher onde você quer que seu anúncio apareça, por exemplo, feed, stories, explorar, messenger, além de poder replicar a mesma campanha para o Instagram. Além disso, o Facebook se destaca por seu o lugar ideal para promover o produto – seu estoque de novos ou seminovos –  oferecendo vários formatos visuais, incluindo imagens, carrosséis com várias fotos, catálogos, vídeos, e até mesmo formulários de captação de leads que o usuário pode preencher ali mesmo.

Links Patrocinados na pesquisa do Google

Os anúncios da pesquisa no Google são baseados nas palavras-chave pesquisadas pelo consumidor. Essa abordagem direta tem 3 grandes vantagens: 

  • Alta intenção de compra – as palavras pesquisadas indicam a “temperatura” do cliente. Imagine mostrar o anúncio do seu Corolla Xei 2018 para um cliente que pesquisou “Corolla 2018 automático usado em Campinas”
  • Os anunciantes podem analisar constantemente o desempenho de certas palavras-chave ao longo do tempo e até escolher outras semelhantes que trarão a mesma qualidade de tráfego.
  • Devido ao grande volume de tráfego no Google – mais de 40.000 pesquisas a cada segundo – os anunciantes podem se dar ao luxo de definir lances específicos para cada palavra-chave na mesma campanha.

Analisar as palavras-chave de pesquisa que levam as pessoas às páginas de cada carro em estoque é uma ótima maneira de encontrar informações úteis para a sua estratégia de Google Ads.

Mas afinal, onde devo investir?

O ideal: em ambas as plataformas, claro! Aqui na BIP nós temos a regra 70-30, onde 70% do orçamento é destinado a Facebook+Instagram – e 30% alocado a Google Ads. Mas toda regra tem sua exceção!

Agora, se você precisa mesmo escolher apenas uma: 

  • Se você busca por um público específico? Facebook Ads
  • Se você busca por alta intenção de compra? Google Ads
  • Se você procura alcançar um público mais abrangente? Facebook Ads
  • Se você precisa ter uma variedade de tipos de anúncio (links patrocinados, imagens, video) – Google Ads
  • Se você quer fazer Remarketing – Facebook Ads

Resumindo, embora essas plataformas tenham muitas diferenças, ambas podem desempenhar papéis importantes em sua estratégia. O importante é alinhar os pontos fortes de cada uma, além de analisar e entender os resultados que elas trazem para o seu negócio, para, assim, maximizar o seu retorno sobre investimento – o tão famoso ROI – e gerar leads de qualidade em cada um dos seus veículos.

Se você é Vendedor de Carros e está estudando investir em Marketing Digital, não deixe de conferir o E-book de Introdução ao Marketing Digital para Vendedores de Carros que criamos criou para você ficar por dentro desse mundo tão poderoso para o seu negócio. Você vai encontrar muitas dicas para automatizar seus anúncios e maximizar os resultados.

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