Porque isso importa: Ao mesmo tempo que anunciar ficou mais caro, as plataformas estão restringindo as possibilidades de segmentação de público alvo, tornando mais difícil atrair novos públicos para a sua loja ou concessionária.

Os números não mentem: anunciar no Facebook ficou em média 67% mais caro em Outubro de 2021, comparado com Outubro de 2020. Esse é o resultado da análise de mais de 130 campanhas de revendas e concessionárias gerenciadas pela nossa equipe de Performance.

O gráfico abaixo mostra a evolução no CPM, este indicador representa o Custo por 1000 impressões de anúncio, ou seja, quanto o Facebook cobra para mostrar mil vezes um anúncio.

Na prática, com R$ 500 reais em Out/20 você mostraria seu anúncio para cerca de 83 mil pessoas, atualmente você vai impactar apenas 50 mil potenciais clientes. E claro, esta queda impacta diretamente na quantidade de leads gerados pelas campanhas.

Mas afinal, o que está acontecendo?

Com a pandemia do Covid-19 afetando os negócios, muitas lojas e concessionárias reduziram drasticamente os investimentos em campanhas de marketing digital, inclusive, nós comentamos sobre a queda no custo dos anúncios lá em Abril de 2020 e muitos de nossos clientes tiveram grandes aumentos de leads e propostas, sem aumentar o investimento.

Com a reabertura do mercado, estes anunciantes voltaram a investir aumentando a competição por clientes e com isso impulsionando o preço dos anúncios.

Além disso, no Brasil, temos assistido a um aumento progressivo da cotação do dólar, isso também impacta fortemente o preço da publicidade, uma vez que tanto Facebook como Google tem o dólar como moeda-referência para todos seus serviços no Brasil.

Como se o aumento de preços não bastasse, mudanças nas políticas de privacidade estão impactando a capacidade de direcionar os anúncios para as pessoas certas.

O que fazer?

Sem previsão de queda dos preços, lojas e concessionárias vão precisar tomar medidas para garantir o retorno dos investimentos em marketing digital. Aumentar o investimento é uma decisão fácil de tomar, mas não é necessariamente a melhor.

A solução passa por investir mais tempo e inteligência para criar campanhas que impactem potenciais clientes ao longo de sua jornada de compra:

Criação de Anúncios personalizados

Mais do que um anúncio visualmente bonito, o que os clientes desejam é um anúncio personalizado para o seu perfil. Com uma ferramenta de automação de anúncios é possível criar versões infinitas de anúncios para cada carro em estoque e garantir a relevância das campanhas.

Foco na Retenção e não apenas na Prospeção

De acordo com especialistas, é 5x mais caro atrair um novo cliente do que vender para um cliente atual. Ao mesmo tempo, um cliente que já comprou de você, tem 60% mais chances de comprar novamente, do que um cliente novo.

Se você segue nossos conteúdos, já deve ter ouvido falar de remarketing. Remarketing são as estratégias que usam interações passadas – uma visita ao site, um lead gerado, ou até uma venda – para identificar esse cliente e voltar a mostrar um anúncio.

Para esta estratégia funcionar, é fundamental ter todos os pontos de contato do cliente – site, ferramentas de avaliação de usado, simulação de crédito e Reserva Online, integrados às campanhas.

Se você ainda não tem um método para automotizar seus anúncios ou garantir o contato do lead, conheça a nossa Plataforma de Marketing e Vendas para Vendedores de Carros e solicite uma demonstração 😉

Categories:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *