O primeiro contato com um potencial interessado em um veículo é uma etapa muito  importante na jornada de venda. Mas a rotina de correria dentro das revendas e concessionárias, que desenvolvem muitas atividades diferentes ao mesmo tempo, faz com que essa etapa tenha problemas e resulte em oportunidades perdidas. 

Em alguns casos, as demandas de atendimento ocupam tempo demais dos vendedores, que perdem a chance de investir em relacionamento e fazer novos negócios. Em outros, este primeiro contato não é tratado com importância, o que prejudica a experiência dos clientes. 

É neste cenário que o pré-atendimento de clientes surge como uma opção de modelo de trabalho para as lojas de veículos. Trata-se de um conceito relativamente novo no mercado automotivo, mas que tem se espalhado pelo país e ajudado muitas concessionárias e revendas a terem uma operação mais eficiente. Confira, abaixo, para que serve e quais as vantagens de ter pessoas e ferramentas de pré-atendimento em sua loja:

Quais as responsabilidade de um profissional de pré-atendimento?

  1. Entrar em contato com o cliente imediatamente, ou seja, em até 5 minutos da geração do lead;
  2. Oferecer uma experiência de atendimento incrível, afinal, quem não gosta de ser atendido por alguém de forma dedicada?;
  3. Responder a dúvidas iniciais sobre o veículo –  “está disponível?”, “quais os opcionais?”;
  4. Determinar o potencial do cliente e agendar o próximo passo da negociação, como uma visita, ou o contato com um vendedor;
  5. Aumentar o resgate de clientes perdidos – muitos leads acabam não evoluindo na negociação e ficam perdidos no caderno dos vendedores para sempre!

O que o pré-atendimento precisa para gerar bons resultados?

  1. Um fluxo constante de leads entrando para atendimento – de nada adianta ter 30 clientes num dia para trabalhar e ficar 3 dias sem receber nenhum.
  2. Ferramenta de controle – pode ser um CRM ou um Gestor de Leads mais básico, só não dá para ficar no “caderninho” do século passado! 
  3. Ferramenta de qualificação – a negociação de um veículo envolve muitas etapas: avaliação, financiamento, documentação, etc. E muitos consumidores geram leads quando ainda estão no início do desejo de compra – os famosos “curiosos”. Ao mesmo tempo, outros consumidores têm intenção de compra, porém não estão qualificados para comprar (por falta de crédito por exemplo). Com ferramentas de qualificação, que capturam dados do usado na troca, ou dados de financiamento o pré-atendimento é capaz de entender o potencial de cada cliente antes mesmo de despender esforço com o cliente.

Conclusão

Como já abordamos neste outro artigo, o volume de leads diários costuma ser um problema para as lojas, que não conseguem responder a todos. Essa dificuldade é ainda maior quando os vendedores precisam se dividir entre as tarefas de relacionamento com potenciais e as demandas de negociação com clientes próximos de comprar. Se o mesmo profissional precisa atender leads, avaliar o usado na troca que está entrando, confirmar a resposta do banco de um financiamento, o relacionamento com as novas oportunidades fica em segundo plano.

O pré-atendimento de leads traz muitos benefícios para a operação, e quando feito com processos, ferramentas e profissionais bem treinados e preparados, pode transformar a eficiência de sua equipe e rotina de trabalho.

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