Quando falamos de tipos de leads e como captar, não podemos esquecer de uma estratégia fundamental que é as etapas que esse lead irá fazer. O caminho que ele faz quando está interessado em um automóvel é importante para o lojista que busca não perder nenhuma oportunidade de venda ou negociação. Em uma empresa que passa a investir nas estratégias de marketing, é importante desenvolver um planejamento que leve em consideração ações de divulgação e atração de clientes, assim como os mecanismos de vendas. 

Existem 3 tipos de oportunidades no setor automotivos para captar leads de forma online ou offline. Podemos classificar como: compra, consignação e repasse. Através dessas 3 possíveis formas você consegue rentabilizar os veículos e ter giro de estoque completo. 

Como identificar esses leads?

Aqui na Bip, por exemplo, através dos nossos botões instalados no site da loja, o lead pode optar pela simulação de financiamento, fazer a Avaliação de usado e também fazer a reserva de veículo. Dessa forma traz melhores oportunidades para gerar mais leads qualificados e captar informações essenciais para trabalhar uma nova negociação. 

Financiamento: a partir desta opção, é possível ter as seguintes informações: dados do lead para a pré-análise de crédito, qual o status dessa análise e quais são as chances de aprovação deste cliente.

Avaliação de usado: se este cliente tiver um automóvel que queira usar na negociação, ele pode fazer a avaliação do usado diretamente no site. Esse opção entra como uma nova possibilidade para para a loja de comprar ou trocar este veículo, fica a critério da loja e do vendedor. Sendo assim, depois de ver esse cenário, podemos ver que em apenas na avaliação do usado já podemos classificar e identificar quais são as oportunidades, entre elas para compra, consignação ou repasse.

Reserva Online: ainda vendo o cenário online, quando o cliente chega na opção de Reserva online, ele já passou pelas duas etapas acima, você já tem as informações de contato deste lead, informações das possibilidade de financiamento e uma avaliação de usado, caso esse lead tenha. Se o cliente desejar pode até fazer um sinal de negócio para garantir a reserva do veículo e até receber em casa.

Todos passam pelo aprendizado de entender sua necessidade de adquirir um veículo, o reconhecimento após as pesquisas na internet e redes sociais, a consideração quando escolhe uma loja para entrar em contato, fazer uma simulação e enfim tomar a decisão de qual veículo, a forma que irá efetuar a compra do automóvel e onde irá comprar. 

Quando vemos essas possibilidades, podemos entender que o lead quer mais autonomia na hora de adquirir um veículo. Mas não podemos deixar de considerar que cada lead é diferente, e precisam de formas de atendimento exclusivas, já que cada um pode estar em uma etapa diferente na jornada de compra.

Esse é um retrato das mudanças que o digital trás e como o novo consumidor que se sente mais confortável para agilizar os processos da compra de carro. Visando todas essas etapas e adaptações de acordo com a jornada de compra, tipo de leads, são ótimas oportunidades de negociação, nenhuma delas pode ser deixada para trás pois envolve investimento, aqui falamos realmente de dinheiro, e claro o tempo. 

Como diz o ditado popular que “tempo é dinheiro”, e no mercado automotivo podemos ver exatamente como funciona na prática, manter o foco e entender esses processos com certeza irá trazer bons resultados.  😉

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *