Que todo brasileiro é apaixonado por compras online a gente sabe, também sabemos que são apaixonados por carros. Por que não unir os dois?


E-commerce no Brasil
Segundo o levantamento feito pela Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de compras online no Brasil, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano de 2020. 

Outra pesquisa realizada pela ConQuist Consultoria aponta as mudanças no atendimento prestado ao consumidor devido a pandemia. De acordo com o levantamento, 71% dos entrevistados passaram a preferir as compras online devido aos lockdowns, o que só impulsionou ainda mais o e-commerce. A pesquisa também ressalta que o WhatsApp foi o meio digital com maior alta de utilização no momento da compra, sendo escolhido por metade dos consumidores, com 51% dos entrevistados. 


Mercado Automotivo
Para os lojistas, não tiramos a razão de ter receio do online, mas esses dados mostram a evolução acelerada que veio através da pandemia, como o foco de compra mudou e o poder que o e-commerce traz. Inclusive, recentemente o Governo liberou, através da assinatura digital, que o consumidor possa comprar qualquer veículo de forma online. São ainda mais fatos sobre as mudanças no mercado automotivo, não dá para ficar pra trás.

Apesar dessa facilidade e praticidade que temos no online, para cliente e vendedor, o atendimento não fica de fora, podemos dizer que a importância do atendimento virtual está no fato de que a empresa consegue atender mais clientes com mais rapidez, garantir que todas as dúvidas sejam respondidas e que os casos sejam resolvidos em tempo hábil, tudo o que o novo consumidor quer na jornada de compra dele


Consumidor
Cada cliente tem sua necessidade quando pensa em adquirir um novo automóvel, um que atenda suas necessidades e que seja um bom negócio. Em todo aquele processo que toda negociação presencial tem como por exemplo, as frases dos clientes que estão na ponta da língua: “estou dando uma pesquisada”, “é a primeira loja que entrei, preciso avaliar outras”, “quero muito fechar negócio, mas tenho que conversar com a esposa/marido”. Essa pressão pode ser boa ou ruim, tudo depende da situação, são oportunidades que nenhum vendedor quer perder e ele pode se adaptar a essas situações. 


Jornada de compra Online
No online não fica muito diferente, apesar do cliente ainda vai avaliar outras lojas, conversar com o cônjuge, conferir preços e negociações até escolher qual veículo quer comprar, ele tem a possibilidade de fazer toda negociação online. O cliente espera por essa facilidade.

O atual consumidor já está preparado para para percorrer toda essa jornada de compra online de um veículo, para isso ele precisa de altíssima qualidade de imagens, vídeos, laudos, fichas técnicas sobre o produto, a segurança nos meios de pagamento, diversas oportunidades de financiamento, check-out bem definido, a escolha de ir buscar ou receber o veículo, política de privacidade e contrato de compra e contato fácil com o vendedor da loja para esclarecer dúvidas, tudo de forma transparente e prática. 

Apostar na inteligência de vendas é a solução ideal para qualquer negócio, para se destacar e  aumentar o faturamento, visto o grande acesso das pessoas com a transformação digital, busca de informações e experimentando as diferentes formas de compra. Quanto mais facilidade e versatilidade: mais sucesso. 


Quer saber como nós podemos ajudar nesse processo da jornada de compra online? Faça uma demonstração da Bip, converse com a gente para melhorar suas vendas.

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